É bom saber...
Selecionamos algumas das perguntas mais frequentes de nossos clientes, feitas diretamente às nossas Recepcionistas, ou, através de ligações telefônicas.
Nesta página, você encontrará as respostas às mesmas, assim como tópicos importantes a respeito da Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial e, ainda, informações quanto à rotina de atendimento do laboratório. Persistindo suas dúvidas ou existindo outras, por favor, entrem em contato conosco através SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, disponível no telefone (55) 2381-1910 ou através do e-mail laboratoriosantalucia@farrapo.com.br .
Os exames de laboratório fornecem informações científicas importantes e, frequentemente, vitais, a respeito do seu organismo e de suas funções.
Modernas técnicas e equipamentos tornam possível uma ampla variedade de testes que podem oferecer ao médico informações acerca do que está se passando dentro do corpo do paciente, ajudando-o a determinar qual a doença que o mesmo apresenta, ou, se o doente necessita ser submetido a uma cirurgia, ou ainda, se reagirá favoravelmente à medicação que lhe foi instituída.
Entretanto vários fatores podem interferir nos resultados dos exames laboratoriais.
Somente o médico assistente do paciente tem condições de correlacionar os dados obtidos com a clínica apresentada pelo mesmo e solicitar outros exames, se necessário.
Os nossos farmacêuticos bioquímicos são os responsáveis pela qualidade dos seus resultados. A sua educação profissional, depois do básico de farmácia, está concentrada no uso e na interpretação dos testes de laboratório para diagnóstico e tratamento de doenças. Submete, voluntariamente, o serviço sob sua direção a controles de qualidade mensais, realizados pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e outras instituições, para garantir a excelência de suas análises.
-
Mesmo que a maioria dos exames não necessite de nenhum cuidado prévio para a colheita, alguns testes exigem que o paciente esteja em jejum por várias horas ou que não tenha ingerido determinados tipos de alimentos. Antes de realizar os exames, o (a) paciente poderá ingerir água, em quantidade moderada e medicamentos que não possam ter o seu uso interrompido.
-
• O Hemograma não exige jejum. Porém, para a dosagem de Glicose no sangue, deve ser obedecido jejum de oito horas, enquanto que, para dosagem de Triglicérides e Colesterol, o jejum deve ser mantido durante oito a doze horas. Jejum prolongado, superior a 14 horas, pode influir no resultado de alguns exames.
-
Deve-se evitar a realização das dosagens de Triglicérides e Colesterol (e frações) aos domingos, às segundas-feiras, ou, no dia seguinte a feriados, para prevenir a interferência da maior ingestão de alimentos que, habitualmente, ocorre nos dias anteriores. O (a) paciente deverá manter a dieta habitual por, pelo menos, duas semanas antes da realização do exame.
-
Bebidas alcoólicas provocam aumento, principalmente, do teor sanguíneo das Triglicérides, tornando-se a causa mais frequente da variação de resultados. Por essa razão elas devem ser evitadas nas 72 horas antes da coleta do sangue. Do mesmo modo, exercícios físicos vigorosos não devem ser praticados durante as 24 horas que antecedem a realização desse exame.
-
O exame de urina pode ser feito a qualquer hora, desde que o paciente permaneça sem urinar durante, pelo menos, duas horas antes da colheita do material.
-
Quando o exame solicitado for "Cultura de Urina", o (a) paciente deverá, realizar prévia assepsia e desprezando, no momento da colheita, o jato urinário inicial.
-
Para a realização de "cultura", de qualquer material, o paciente deverá consultar o seu médico assistente sobre a possibilidade de suspensão do uso de antibióticos por, pelo menos, três dias.
-
O Espermograma é realizado de segunda à sábado. O paciente poderá realizar a coleta no laboratório ou em casa, desde que, neste último caso, o material dê entrada no laboratório imediatamente após a colheita.
-
Teste de Paternidade
-
O exame de paternidade pode ser solicitado por pessoas que estão em dúvida ou por um juiz, em casos de processos na Justiça.
-
A investigação de vínculo genético de filiação, por exame de DNA, dá uma resposta definitiva para a dúvida sobre se uma pessoa é ou não o pai (ou mãe), biológico de outra pessoa. Isso é possível porque cada indivíduo possui um conjunto próprio, exclusivamente seu, de informações genéticas, herdadas de seus pais biológicos e registradas no DNA de suas células (a única exceção são os gêmeos univitelinos, que possuem DNA idênticos). Compondo um mapa, essas informações residem em segmentos específicos da molécula do DNA. A cor dos olhos e o tipo sanguíneo, por exemplo, são características genéticas que tem endereço fixo nesse mapa.
-
Uma pessoa herda sua bagagem genética composta por 50% de sua mãe e 50 % de seu pai.
-
Portanto, ao se examinar as características da mãe, do filho e do suposto pai, pode-se verificar se essas pessoas têm, ou não, um vínculo genético familiar.
-
Os resultados da investigação de paternidade são apenas apresentados na forma de um laudo detalhado, que inclui informações técnicas sobre os procedimentos empregados, dados sobre o laboratório e identificação da equipe responsável. Cada participante do exame - suposto pai e mãe - recebe uma cópia do laudo.
-
É possível ainda utilizar o laudo como prova em um processo judicial.
-
O exame é agendado, e realizado de segunda à sexta-feira.
-
Alguns exames podem ser colhidos à tarde, se o período de jejum que antecede a colheita for obedecido.
-
O cliente poderá retirar os resultados de seus exames em qualquer horário do expediente normal do laboratório. Entretanto, encontrará maior facilidade se retirá-los no período da tarde.
-
Seus resultados também poderão ser obtidos pela internet, mediante chave e senha que lhe será fornecida na recepção do laboratório.
-
As seringas e agulhas utilizadas na coleta de amostras de sangue são descartáveis.
-
O laboratório possui coletadores (as) especialmente treinados (as) para a coleta de sangue de crianças.
Importante
Informe-se, previamente, através do telefone (55) 3281-1910, a respeito dos horários determinados para a coleta e recebimento de material para exames, uma vez que, o material para a realização de alguns testes é colhido em horários especiais.
Informe-se, também, sobre os horários destinados à entrega dos resultados e outras instruções gerais.